segunda-feira

VII - Bette Davis - Bette inesperadamente fica viúva


"Old Acquaintance" era um projeto pessoal que Hal Wallis tinha desde 1940. O executivo da Warner se apaixonou por esta comédia amarga de John Van Drutt, descrevendo a relação ao longo dos anos de duas amigas com personalidades muito diferentes. Um gentil e outra Traiçoeira.

Finalizar o roteiro de "Old Acquaintance" e escolher as duas atrizes necessárias foi uma tarefa dura. A história era fraca e precisava de muito trabalho para dar-lhe forma. Rosalind Russell estava interessada no papel de amiga 'boa', mas teve que declinar por causa de outros compromissos. Nem os 150.000 dólares que Jack Wamer ofereceu foram suficientes. O papel foi oferecido a Irene Dunne, mas a atriz não aceitou. Assim, como tantas vezes, o filme chegou às mãos de Bette Davis, que ficou muito interessada no projeto independente do papel


Com Miriam Hopkins em "Old Acquaintance"

Mas o papel de "má" tinha uma excelente candidata. Quando se propôs a Jack Waner Miriam Hopkins, o produtor disse: "Sim, essa é uma verdadeira traiçoeira!" Meia Hollywood estava cansada de Miriam, mas teve de admitir que era perfeita para o papel. Warner chegou a pagar mais a ela que à própria Bette.

O britânico Edmund Goulding havia mostrado grande interesse no filme. Trabalhou incansavelmente no roteiro, mas acabou tendo um ataque cardíaco. Não querendo esperar, a Warner contratou Vincent Sherman.

Previsivelmente, a filmagem foi uma batalha entre as velhas inimigas. Desde o primeiro dia, Miriam se dedicou a boicotar a atuação de Bette. Ficava dispersa em cenas importantes e não dava suporte à sua parceira. A filmagem foi uma constante briga entre as duas, que atingiu o seu ponto alto no dia que Bette precisava filmar uma cena em que balançava Miriam e forçava-a a sentar-se.

Sabendo-se do clima que pairava no Set, no dia que estava programado para ser gravada esta cena o local ficou cheio com os empregados e equipes de outros filmes. No entanto, o desempenho de Miriam Hopkins estragou a festa dos curiosos, pois quando Bette a agarrava pelos ombros, ela se deixava cair como uma boneca de pano e precisaram filmar várias vezes. Dias depois, Miriam pisou em um sabonete no chuveiro e cortou uma orelha ao cair. Histérica, acusou Bette de ter colocado o sabonete lá.

Com Ruthie, sua mãe

Embora o filme tenha atrasado várias semanas e tenha sido cenário de brigas constantes, o resultado final foi mais do que notável. "Old Acquaintance" foi um grande sucesso de bilheteria. Todos em Hollywood foram vê-lo. Sabiam tanto sobre os bastidores, que isso foi tema de conversa por um longo tempo.

Após o filme, Bette foi para Butternut descansar com Farney. Ele tinha começado a ter problemas de saúde frequentes. Em poucas semanas ele tinha caído de um cavalo, de uma escada, tinha tontura e nadava em zigue-zague na piscina. Além disso, trabalhava muito.

Morte trágica de Farney
Bette estava prestes a começar o filmar "Sr. Skeffington" quando aconteceu uma tragédia inesperada. Em 23 de agosto de 1943, Farney desceu Hollywood Boulevard em direção ao escritório de Bette, quando sofreu um ataque repentino. Os clientes de uma tabacaria ouviram quando gritou e caiu para trás como um boneco quebrado. Quando ele caiu, bateu a cabeça contra a calçada começou a jorrar sangue do nariz e das orelhas.

Famey foi enviado para o Hospital enquanto Bette era avisada. Quando ela chegou ao lado do marido, ele quase não a reconheceu. Farney passou vários dias entre a vida e a morte. Finalmente acabou por desistir e morreu enquanto dormia.

A morte do marido de Bette Davis foi cercado por confusão. No momento do acidente, Farney estava carregando uma mala que desapareceu. Médicos legistas que examinaram o ferimento no crânio encontraram vestígios de sangue coagulado indicando que a lesão foi antes do momento da queda e que havia sido provocada por um objeto. Como Farney estava envolvido em importantes investigações, especulou-se que foi vítima de assassinato. A coisa só foi esclarecida meses depois.


O que aconteceu com Farney foi o seguinte: O marido de Bette Davis tinha começado um relacionamento com a esposa de um colega casado. Este, um homem forte e violento, havia flagrado os dois na cama de um motel e golpeou Farney com uma lâmpada. Além disso, Farney tinha se tornado um alcoólatra. A mala que havia sumido foi devolvida semanas mais tarde. No interior, a atriz encontrou inúmeras garrafas de licor. Por algum tipo de justiça poética, o homem que golpeou Farney morreu poucos dias mais tarde em um acidente de avião.

O enterro do marido foi uma experiência terrível para Bette. A mãe de Farney obrigou-a a assistir o velório que durou uma noite inteira. Uma tia ficou histérica e tentou tirar o corpo do caixão.

Todos estes eventos afetaram as filmagens de "Sr. Skeffington". Além disso, Bette tinha que usar uma máscara para parecer mais velha. A máscara, presa ao rosto, a fazia transpirar muito. o que a deixava mais irritada. Começou a se meter na direção do filme, ganhando a antipatia de todos.

Dentro dessa atmosfera, Bette sofreu um estranho ataque. Alguém trocou o colírio da atriz por acetona.

Apenas a rápida reação de seu maquiador, Perc Westmore, a salvou de perder o olho. Não se descobriu quem ou porque fizeram isso, mas quando Bette voltou para as fimagens, estava ainda mais histérica e insuportável. "Sr. Skeffington" atrasou mais de dois meses e foi duramente criticado.

O comportamento de Bette irritou Jack Wamer a tal ponto que ele quase não perdoou sua estrela. Bette chegou a pedir para rescindir o contrato com o Wamer, mas o estúdio rejeitou esta opção. Warner podeia estar com raiva, mas não estúpido.
Aparece William Grant Sherry

Após a morte de Farney, Bette sentia-se terrivelmente só. Tudo em Butternut e Riverbottom a fazia lembrar o falecido. Além disso, Ruthie estava gastando o dinheiro da filha em proporções quase indecentes e Bobby teve uma recaída em seus problemas mentais. Tornou-se violenta e teve que voltar a ser internada. As contas eram altissimas, mas Bette queria que sua irmã tivesse o melhor.

William Grant Sherry, seu futuro marido
Para piorar a situação, desta vez, a Warner contratou Joan Crawford, em parte para irritar Bette. Crawford era uma grande estrela, mas ninguém em Hollywood simpatizava com ela. Joan era uma lésbica reprimida que há muito sentia uma grande atração por Bette. Desde que chegou ao estúdio, começou a mandar flores e perfumes no estilo do homem que a corteja uma mulher. Crawford a convidou várias vezes para jantar mas Bette não aceitou.

Prestes a completar 40, a atriz estava sozinha e queria um filho. Certamente tudo isso fez com que se apaixonasse por William Grant Sherry. Este era um pintor de 29 anos, alto, moreno e bonito, de forte caráter, a quem Bette conheceu em suas frequentes visitas a Laguna Beach.

Sherry era o fogo e, embora Bette tenha gostado de sua personalidade dura, queria ser a mais forte. Seu novo amor podia ser um desconhecido, mas não era alguém que se deixasse dominar. Desde o início, suas brigas eram enormes. Nenhum dos amigos de Beth gostava dele e ela mesma cansou daquele jovem rebelde, dez anos mais novo. Seu relacionamento com Sherry foi, naturalmente, um erro grave.

Sherry e Bette
Créditos: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário