segunda-feira

IX - Bette Davis - Bette se casa pela 4º vez e adota filhos

Depois de deixar a Wamer Bros, Bette filmaria seu primeiro filme com a RKO Pictures, de propriedade de seu ex-amante Howard Hughes. Lá, a atriz atuou em "Payment on Demand", um drama sóbrio sobre o divórcio. Em outra das ironias da vida que são comuns na carreira de Bette, durante as filmagens, a atriz dá inicio ao processo de divórcio de William Grant Sherry. Foi acordado que ela ficaria com a guarda de B. D. e que pagaria uma pensão ao ex-marido. Sherry demorou a parar de incomodá-la. Nos primeiros dias ameaçava repetidamente seqüestrar B. D. e interrompeu várias vezes as filmagens para acabar batendo no ator principal, Barry Sullivan.



"Payment on Demand" foi um filme muito melhor do que os últimos que Bette havia feito para a Warner, no entanto, Hughes tentava dirigi-la de uma forma que a atriz considerava errada. Isso causou enormes problemas entre os dois e acabou atrapalhando a velha amizade


"Payment on Demand"
Um grande filme e seu último marido
Quando Bette a situação estava ruim, um antigo adversário viria salvá-la o problema. Tratava-se de Darryl F. Zanuck, dono da 20th Century Fox, com quem a atriz tinha discutido violentamente em seu curto período à frente da academia do Oscar. Zanuck estava a ponto de rodar "All About Eve" e descobriu que Claudette Colbert, a protagonista, não poderia fazê-lo porque se machucou de esqui. Rapidamente recorreu a Bette. Ela o ignorou no início, mas quando recebeu o script que ele mandou, apaixonou-se pela personagem de Margo Channing e aceitou sem hesitação.

O diretor de "All About Eve" foi Joseph Leo Mankiewicz, um grande cineasta que no ano passado  levou o Oscar duas vezes. Bette não gostava muito de Mankiewicz, mas o admirava profundamente. Mankiewicz tinha sido advertido contra a atriz por seu amigo e também diretor Edmund Goulding. No entanto, Bette e Leo se deram perfeitamente bem durante a filmagem de "All About Eve" foi um dos poucos na carreira da estrela em que não houve problemas e o ambiente era descontraído.

"All About Eve"
Durante as filmagens de "All About Eve" Bette conheceu Gary Merrill, um ator secundário e sentiu-se irresistivelmente atraída. Merrill era viril, alerta e ousado e Bette sempre gostou de homens fisicamente pouco atraentes. Além disso, seria o que de todos os seus maridos mais se assemelhava a ela no temperamento, dedicação pessoal e inteligência.


Apenas 24 horas após o divórcio de Bette e Sherry, os dois fugiram para o México e se casaram lá. Com certeza entre seus maridos, Merrill foi o que Bette mais amou apaixonadamente... Tinha mais em comum com ele do que com qualquer outro e a família apoiava porque considerava que ele sendo ator, era o mais adequado para ela.

O momento foi perfeito para reviver a vida e a carreira de Bette. Seu casamento com Merrill foi perfeito no começo, então eles decidiram adotar uma menina que deram o nome de Margot. Bette, então, perdeu a sabedoria que a tinha caracterizado no passado e atuou em vários filmes desastrosos que voltaram a afundá-la.

Margot

O primeiro desses foi "Another Man's Passion" um filme que deveria ter sido filmado na Inglaterra com Barbara Stanwyck. Tudo estava previsto para ela, mas a atriz inesperadamente voou para Roma para fazer uma surpresa ao seu marido, Robert Taylor, e ela que ficou surpresa ao encontrá-lo com outra mulher. Stanwyck ficou devastada e se recusou a participar no filme. Val Guest, o produtor, recorreu a Bette então e, embora fosse um roteiro muito ruim, surpreendentemente Bette aceitou.

Gary Merrill e Bette

Desta vez, Bette não foi tão bem recebida nas ilhas como em sua visita anterior. A imprensa foi hostil, chamando Merrill de "Sr. Bette Davis" e destacando o envelhecimento prematuro da atriz. Isso a afetou muito e ela colocou uma atenção especial na escolha do diretor de fotografia. Escolheram Robert Krasner, que ganhou um Oscar pela fotografia de "O Terceiro Homem". Bette insistiu em trabalhar somente com quem tinha ganhado a estatueta. No entanto, quando viu as primeiras cenas, ele não gostou muito e acendendo um cigarro, perguntou: "E este homem porque lhe deram um Oscar?”Alguém do fundo da sala, respondeu em voz alta: "Por filmar ruínas!" O Terceiro Homem" foi filmado no Viena, após a guerra, destruído por bombas. Bette ficou furiosa e perguntou quem tinha falado, mas ninguém assumiu a responsabilidade.

Finalmente, Bette aceitou Krasner e começou a filmar. Como sempre, foi cheio de discussões e o resultado final foi um dos piores filmes da atriz. Além disso, as filmagens aconteceram no meio do Oscar que tinha nomeado Bette por "All About Eve". Quando chegou a vez de melhor atriz, Bette se colocou de pé em um pulo. A voz do locutor anunciou: "E a vencedora é... Judy Holliday".

Bette se deixou cair e mentiu com toda a coragem que conseguiu reunir. "Isso é bom! Ganhou uma novata! Estou muito feliz!". Obviamente, ninguém acreditou nela, mas foi uma de suas melhores performances. A verdade é que era injusto não dar a Bette seu terceiro Oscar por sua interpretação como Margo Channing.

"Another Man's Passion" foi um desastre que desfez o que “All About Eve" fez pela carreira de Bette. No entanto, a estrela não desanimou. Voltou aos EUA fortemente ligada à Merrill e decidiram adotar outra criança a quem deram o nome de Michael. Durante a viagem de volta, Bette e Merrill perceberam que Margot estava chorando muito e parecia muito inquieta. Eles não se importam, a verdade é que eles não poderiam assumir que este era o prefácio da tragédia que chegava.

B.D., Margot e Michel

De volta a Hollywood, Bette continuou a cometer erros fatais na escolha dos projetos. Rejeitou "Come Back Little Sheba", um filme em que ela teria sido perfeita, e concordou em filmar "The Star", um filme sobre a história de uma glória antiga Hollywood que acaba como balconista.

Outro inferno para Bette
Após isso, Bette decidiu voltar ao teatro e estrelar uma comédia musical onde deveria cantar e dançar. Foi outro grande erro, pois ela não dominava essa área. O seu nome fez com que a peça ficasse em cartaz durante o inverno de 1953. No entanto, problemas de saúde voltaram a atacá-la. Uma infecção oral, que vinha se arrastando por meses ficou tão complicada que, depois de uma performance, Bette teve que ser levada às pressas para um hospital em Nova York. Lá, os médicos removeram o dente infectado, e foi diagnosticada com osteomielite muito grave. Bette levou três anos para se recuperar totalmente. Além disso, durante os primeiros dias se espalhou a notícia que tinha câncer e, embora ela tenha forçado o jornalista a retratar-se, havia muitos que pensavam que ela estava condenada à morte.
Bette, Merrill Lynch e os filhos do casal: B.D. (Do casamento anterior com a atriz), Margot e Michael, ambos adotados

Mas nem o curso de sua carreira e nem as doenças eram a maior preocupação de Bette. Durante sua recuperação, a atriz pôde comprovar que Margot estava se comportando de forma estranha. Não parava de chorar e, ocasionalmente, mostrou-se extremamente violenta. Em uma ocasião ele quase estrangulou um gatinho que Bette tinha dado. Mas o que obrigou Bette a procurar ajuda psiquiátrica para ela foi o ataque de Margot contra seu irmão Michael. Dotada de uma força incrível para sua idade, a menina atacou o irmão com um copo e deixou-o no chão coberto de sangue, enquanto uivava como um animal.

Os médicos logo diagnosticaram uma doença mental incurável. Margot tinha um QI de 60 e nunca poderia recuperar. A família aconselhou Bette a devolver a menina ao centro de adoção, mas ela se rebelou contra essa solução. No final, de coração partido, teve que interná-la em um luxuoso e excelente centro, onde um dos melhores especialistas dos Estados Unidos cuidaria da criança.

Por outro lado, o casamento de Bette e Merrill começou a se deteriorar. A tensão contínua gerada pela doença de Margot causava brigas entre eles. Acrescente a isso a frustração de Merrill que percebeu que nunca seria uma estrela e que estava preso para sempre em séries de TV e filmes de ação da série B. Como tantas vezes, o marido de Bette procurou uma solução no álcool, e isso foi o começo do fim do casamento.

Créditos: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário