terça-feira

Download Clark Gable - ...E o Vento Levou - 1939

 
Título original: Gone With The Wind
Ano: 1939
Gênero: Guerra, Romance
Duração: 238 Minutos
Diretor(a): Victor Fleming
Elenco:Thomas Mitchell, Barbara O'Neil, Vivien Leigh, Evelyn Keyes, Ann Rutherford, George Reeves, Fred Crane, Hattie McDaniel, Oscar Polk, Butterfly McQueen, Victor Jory, Everett Brown, Howard C. Hickman, Alicia Rhett, Leslie Howard, Olivia de Havilland, Rand Brooks, Carroll Nye, Clark Gable

Sinopse:
O filme conta a história da voluntariosa Scarlett O'Hara, filha de um imigrante irlandês que se tornou um rico fazendeiro do Sul dos Estados Unidos, pouco antes da Guerra Civil Americana.

Scarlett começa o filme como uma Bela e mimada jovem, que vive na fazenda de seus pais. Ela é apaixonada por Ashley Wilkes, filho do fazendeiro vizinho, mas este fica noivo da doce Melanie Hamilton. Em meio a esta descoberta, Scarlett conhece Rhett Butler, um cavalheiro de má reputação e que não toma partido na disputa entre Sul e Norte do país. Butler se apaixona instantaneamente por Scarlett, que não o retribui. Para fazer ciúmes em Ashley, logo em seguida Scarlett casa-se com Charles Hamilton, irmão de Melanie. Após os casamentos, Ashley e Charles partem para a Guerra Civil, recém-declarada. Contudo, Charles morre pouco tempo depois disso. 
Após ficar viúva, Scarlett vai para a cidade de Atlanta para viver com Melanie e aguardar a volta de Ashley, e acaba por servir ao Sul, como enfermeira, ajudando a cuidar dos feridos da chamada Guerra de Secessão. Durante esse tempo fora de casa ela começa a sentir na pele o sofrimento, fome e pobreza. Ao voltar para a fazenda dos pais, Scarlett encontra sua mãe morta, seu pai louco e toda a fortuna destruída. Diante dessa situação desesperadora ela toma as devidas providências para não deixar que tomem a sua querida fazenda Tara. Para tanto, ela casa-se com o noivo de sua irmã por este estar prosperando, mesmo ainda amando Ashley. Todavia, Scarlett torna-se viúva novamente.

Durante esse processo, Scarlett precisa da ajuda de Rhett diversas vezes, chegando até a se casar com ele após a perda de seu segundo marido, por interesse. O casamento é conturbado e o casal têm uma filha, Bonnie, que morre tragicamente. Pouco depois, Melanie adoece e morre. Ao ver a desolação de Ashley pela morte da esposa e Rhett indo embora, Scarlett faz uma importante descoberta; contribuindo assim para o desfecho surpreendente.

Indicações e Prêmios:
- Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor filme, Melhor diretor, Melhor atriz (Vivien Leigh), Melhor atriz coadjuvante (Hattie McDaniel), Melhor roteiro adaptado, Melhor direção de arte, Melhor fotografia, Melhor montagem, Oscar cientifico, Oscar Honorário

- Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor ator (Clark Gable), Melhor atriz coadjuvante (Olivia de Havilland), Melhores efeitos especiais, Melhor trilha sonora, Melhor som


Curiosidades:
- Bilheterias: EUA (US$ 198,676,459); restante do mundo (US$ 201,500,000)
- As roupas usadas por Scarlett vão empobrecendo ao passo que ela também fica pobre. Porém, a elegância é mantida, graças ao figurinista Walter Plunkett.
- Primeiro filme colorido a ganhar o Oscar de Melhor Filme.
- Victor Fleming dirigiu cerca de 45% do filme. O outro restante foi dirigido por George Cukor, Sam Wood, William Cameron Menzies e Sidney Franklin.
- A intenção de Margaret Mitchell, autora do livro em que se baseou o filme, era dar o nome de Pansy O’Hara a protagonista.
- Os direitos sobre o livro foram comprados apenas um mês após seu lançamento. David O. Selznick pagou cinqüenta mil dólares a Mitchell.
- Foram mais de 1400 atrizes testadas para o papel de Scarlett.
- O diretor Fleming sofreu um colapso nervoso, graças ao esgotamento mental e aos problemas tidos com Vivien Leigh e Olivia de Havilland (que insistiam em ensaiar em sigilo com o ex-diretor George Cukor).
- Quem escolheu Vivien Leigh foi o produtor David O. Selznick.
- Dentre as atrizes testadas estavam Bette Davis, Paulette Goddard.
- Durante a cena do incêndio em Atlanta foram utilizados os sets de filmes antigos, o de King Kong, para ser mais preciso.
- Mais de mil extras e bonecos de cera foram utilizados na cena em que Scarlett caminha entre os corpos de sobreviventes da batalha de Gettysburg.
- Vivien Leigh recebeu vinte cinco mil dólares. Clark Gable recebeu cento e vinte mil.
- Foram filmados 60.000 metros de filme, o que davam 28 horas de projeção.
- A atriz Hattie McDaniel não compareceu à premiere do filme por ser negra.
- Custo da produção: cinco milhões de dólares.
 Fonte: www.cinemaclassico.com

Crítica:

Frase:
"Francamente, minha querida, eu não dou a mínima"



E nos bastidores...


5 comentários:

  1. É o melhor filme de todos os tempos. Eu amo, tudo nele é perfeito. Leigh, Gable, De Havilland são simplesmente magníficos.

    ResponderExcluir
  2. Uns dos melhores filmes que já apareceram na face da terra. Um filme sensacional em todos os sentidos. Clark Gable e Vivien Leigh estão magníficos. O filme já tem 72 anos e ainda continua fascinando o público. Deixa qualquer um de queixo caído....

    ResponderExcluir
  3. Presados, amigos destrelas,

    Que filme MARAVILHOSO !!!! Em que o Amor se desvenda de várias formas. Filmar uma obra dessa, num tempo em que pouca Tecnologia e muita Inteligência se misturam, sem contar no fator Humano, em que Atores, Atrizes , Diretores, etc. etc. etc, enfim, deram a Vida por esse Filme...
    Parabéns, pra nós .....
    Com Carinho, M.Vilma

    ResponderExcluir
  4. Meu filme preferido desde 2004, quando o vi pela primeira vez aos 12 anos de idade, quando passou numa madrugada, na TV. Nem consegui chegar a ver o final, mas o filme simplesmente não me saiu da cabeça, marcou-me muito. Passei muito tempo com a imagem de Vivien Leigh e Olivia de Havilland em mente; ficava imaginando se Vivien e Clark Gable se acertavam no final... queria de todo jeito assistí-lo até o fim. Só em 2008 ganhei o DVD, e pude realmente ver o quanto "Gone with the Wind" se trata de uma verdadeira obra-prima. É um clássico, um filme atemporal. Meu favorito, sempre. Faço minhas as palavras de minha amiga Vilma, no comentário acima. Parabéns, Paty, o que você tem feito por nós, verdadeiros amantes da sétima arte, não tem preço.

    ResponderExcluir
  5. Para mim considero o filme mais bonito que vi nestes anos todo. Uma verdadeira obra de arte.Obrigada.

    ResponderExcluir