quarta-feira

XIII - Katharine Hepburn - Trabalho e Solidão


Fenwick agora estava cheia de novos risos. Os irmãos e irmãs de Kate já eram avós e os dias eram repletos de jogos e brincadeiras. Porém, pela primeira vez, a amada casa de Kate não conseguia consolá-la. Após duas semanas ela se foi, ainda incerta do futuro. O que faria após tantos anos dedicando-se a cuidar de Spencer?

Mais ou menos nessa época, Kate recebeu o texto de The Lion in Winter e ela se interessou imediatamente. O elenco foi fechado, mas o financiamento para o filme não saia. Era considerado intelectual demais. Nesse impasse, Eli Landau ofereceu à Kate o papel de Aurélia em The Madwoman of Chaillot. Apesar de achar que o papel não tinha seu perfil, ela aceitou fazer o filme. Quando decidiu, recebeu a notícia que The Lion in Winter começaria em poucas semanas. As filmagens de The Madwoman of Chaillot foram adiadas até Kate cumprir seus compromissos. Os dois filmes seriam rodados na Europa.

Antes de Kate embarcar, sua velha amiga, Irene Selznick conversou com ela sobre a possibilidade de interpretar Coco Chanel em um musical planejado para dali a um ano. Kate achou graça, pois a única vez que tinha cantado em público foi entoando hinos em The African Queen, mas foi fazer uma audição. E eles gostaram.
Kate e Peter O'Toole
Durante as filmagens de The Lion in Winter, Kate buscou todo seu vigor de volta. Ela e Peter O'Toole, que fez o papel de marido, se deram muito bem e passavam horas lutando boxe. Kate caminhava e nadava. Trabalhar com Peter, que era alegre e ativo, deu motivação a Kate. Quando acabaram as filmagens, ela sentiu-se feliz por ter que correr para outro projeto. Partiu para Nice e alugou uma charmosa e antiga casa.

Para a The Madwoman of Chaillot, Ely Landau havia reunido um elenco admirável. Nos estúdios, Kate continuava se recusando a posar e falar com repórteres, mas quando foi convidade a gravar uma chamada na distribuição dos prêmios da academia, ela concordou. Adivinhe quem vem para Jantar havia sido indicado em 10 categorias, entre elas, a de ator e atriz, para Kate e Spencer. Apresentou uma montagem de cenas onde apareciam muitos dos vencedores nos quarenta anos de história do Oscar.

Para desapontamento de Kate, ela ganhou o Oscar, mas Spencer não. Quando soube do resultado, ela disse: "Bem, desconfio que meu prêmio foi realmente dado a nós dois." 
Na premiação de 1969, Ingrid Bergman ficou chocada ao abrir o envelope contendo o nome da indicada a melhor atriz. Katherine Hepburn e Barbra Streisand empataram e ambas ganharam o prêmio de melhor atriz. Esse prêmio fez de Kate a primeira a ganhar 3 prêmios de melhor atriz.
Bastidores de The Madwoman of Chaillot
 Quando terminou de filmar The Madwoman of Chaillot, os arranjos para Coco ainda não estavam prontos e Kate voou para Paris para conhecer Coco Chanel. Coco ficou surpresa com a idade de Kate, pois achava que a peça iria retratar seus primeiros anos. Com todas as modificaçõe no roteiro, Lerner decidiu apresentar Coco em 1959, aos 70 anos. Ela não ficou muito feliz.
 Na época, a produção da peça, orçada em 900 mil dólares, era a mais cara da história da Broadway. Quando estreou, a crítica não foi complacente, mas Kate manteve o espetáculo em cartaz por 7 meses com todas as sessões lotadas. Ela gravou um disco com as canções da peça e partiu para Espanha para estrelar The Trojan Women.
Kate em Coco Chanel

Ao término de As Troianas, Kate voltou a Nova Iorque e voltou a ensaiar Coco, para uma excursão em todo o país. Na estréia, Kate recebeu a notícia que Coco tinha morrido no dia anterior.

Após uma apresentação, Kate chegou em casa e percebeu que tinha alguém lá. Encontrou Luella West, que avançou e mordeu o dedo de Kate a ponto de deixá-lo pendurado. Kate visitava médicos em todas as cidades que excursionava com medo de infecção, mas se recusou a interromper a peça.

Ao terminar as apresentações, mais uma vez ela sentiu-se perdida. Fenwick não havia conseguido devolver-lhe a paz. Cukor sugeriu que ela enfrentasse a solidão e ofereceu o bangalô que Tracy havia morado, o que ela aceitou com prazer. Ela entrou na casa e, exceto os equipamentos médicos e a presença de Tracy, tudo estava igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário