quarta-feira

XII - Katharine Hepburn - O Fim de Uma Era


Eles continuavam morando em casas separadas. Para Tracy, era uma questão de respeito. A imprensa, até então condescendente, começou a publicar. Em 1962 a revista Life sugeria que havia algo mais entre os dois que uma simples amizade. Tracy nessa época tinha conquistado o ápice do respeito dos colegas de profissão. Era chamado de "Papa" e tratado com um misto de obediência e respeito.

Na primavera de 63, após 8 meses de cuidados constantes, Tracy estava bem melhor e fez Deu a Louca no Mundo. Ao final das filmagens, ele falou mais uma vez em se aposentar. Estava sem energia nenhuma. O calor do deserto, onde foram as locações, fez que com que ele chegasse em casa arrasado, quase não podendo andar. Em Julho estava razoavelmente recuperado e voltou a circular. Em um passeio que fez com Kate, sofreu um ataque do coração.

Quando voltou para casa, o local parecia um hospital. Bomba de oxigênio, macas, remédios, enfermeira. Em 1965 teve que se submeter a uma cirurgia de próstata e lutou para permanecer vivo. Em 1966 Tracy mostrara uma recuperação milagrosa e Kramer ofereceu aos dois os papéis de pais em uma comédia social, Adivinhe quem vem para Jantar.

A coragem de Kramer, que sabia que jamais conseguiria um seguro para Tracy e se ele não pudesse terminas as filmagens o resultado seria catastrófico, incentivou Kate e o ator, que concordaram imediatamente em rodar o filme. A sobrinha de Kate faria o papel da filha. O cronograma foi trabalhado para dar conforto a Tracy, que teve um ataque de enfisema na véspera do inicio das filmagens.


O filme traz a história de um casal branco, rico e, em princípio, liberal. Mas esta postura aberta é questionada quando a filha Joey (Katharine Houghton), sempre estimulada a pensar por conta própria, traz o noivo John (Sidney Poitier) e os pais dele para conhecer a família.

O fato de John ser negro provoca um desconforto no casal que pensava não ter preconceitos. A questão racial também desperta a oposição de outras pessoas próximas, que não aceitam a união entre um negro e uma branca.

As filmagens terminaram em 26 de Maio e foi organizada uma festa para comemorar. Tracy estava tão esgotado que não conseguiu comparecer. Kate foi. Quando Kramer propôs um brinde a "Spencer Tracy, a maior personalidade do cinema", Kate levantou-se e disse para a equipe:

"Vocês são as pessoas que criam as condições para um ator representar, e não sei quantos de vocês percebem isso claramente. Mas quero que saibam que serei eternamente grata a todos. Eu sei que a ajuda de vocês... Fez uma diferença enorme... Para Spencer."

Adivinhe quem vem para Jantar. 
 O filme despertou críticas fervorosas e o tema provocou muitas controvérsias, mas em uma coisa a crítica concordava: Os desempenhos de Tracy e Hepburn foram memoráveis.

Tracy não tomaria conhecimento das controvérsias, aclamação da crítica e nem do enorme sucesso que o filme fez. 15 dias após as filmagens, dia 10 de Junho, Spencer Tracy sofreu ataque fatal no coração enquanto estava sozinho em casa. Kate chegou pouco depois e encontrou o corpo caído na mesa da cozinha. Ela ficou sozinha com o corpo uns 10 minutos e depois, com os olhos marejados, mas sem chorar, saiu da casa antes da chegada de Louise e os filhos.

Kate não compareceu à missa nem ao velório. Ficou em casa e se recusou a falar com os repórteres. 2 dias depois, fez uma visita de pêsames à Louise e partiu para Fenwick, onde o mar e sua amada casa haveriam de ajudar a curar a ferida. Era o fim de uma era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário