Nessa época, Cukor deu-lhe a cópia de Travels With my Aunt e Kate precisou ler algumas vezes para visulisar a história de uma jovem e sua tia excêntrica nas telonas. Quando percebeu, ficou super entusiasmada. Concentrou-se tanto no trabalho que a maior parte do roteiro saiu de suas mãos. O chefão da Metro achava que a tia deveria ser mostrada jovem, em flash backs, e sabia que com Kate não seria possível. Assim, inventou uma história dizendo que ela havia se recusado a filmar e 10 dias depois estava filmando com Maggie Smith. Além disso, começou a sofrer artrite e tremores na voz, mãos e cabeça.
Em 1972, foi convidada por Ely Landau a fazer A Delicate Balance. Ela não gostava da personagem, mas aceitou, mas os trabalhos começaram com problemas. Kim Stanley, a irmã, sofreu um colapso e foi substituída. A casa era pequena e não permitia mobilidade das câmeras e iluminação e o texto era mais teatral do que cinematográfico. Apesar disso, Kate gostou tanto de estar em Londres, que aceitou fazer outro filme, The Glass Menagerie.
A Delicate Balance e The Glass Menagerie. |
Depois de fazer The Glass Menagerie, que era um filme para a televisão, Kate passou a encarar o veículo de outra forma e surpreendentemente aceitou particiar do programa de entrevistas de Dick Cavett. Apesar de muito nervosa, ela dominou a situação e mais ou menos entrevistou a si mesma. Dick perguntou se ela lamentava nunca ter feito um filme com Lawrence Olivier. "Bem, nenhum de nós está morto ainda", foi a resposta certeira.
Não muito tempo depois, ela aceitou fazer para a rede ABC Love Among the Ruin, no qual contracenaria com Lawrence Olivier. Ele declarou posteriormente que sempre temeu trabalhar com Kate. Imaginava que fosse mais estrela que atriz e ficou surpreso com o profissionalismo dela. Além disso, após 20 anos, ela estava trabalhando novamente com Cukor. Nesse filme, Susie Tracy, filha de Spencer, estava trabalhando como fotógrafa e Kate conseguiu se aproximar.
Kate e Phyllis, sua fiel assistente, voltaram para Nova Iorque onde ela filmaria Rooster Cogburncom John Wayne. Os dois deram-se muito bem. Susie também trabalhou nesse filme o contato com Kate passou a aumentar. Conta-se que ao término das filmagens, Wayne pegou Kate nos braços e deu-lhe um forte beijo na boca, no que ela, aturdida, desapareceu. Wayne, então, acendeu um charuto, cuspiu no chão e disse: "Diabos, isso que é mulher"
Kate e John Wayne |
Há dois anos, Richard Colla procurou Kate e apresentou um roteiro que ela adorou. Seria uma excêntrica dona de um depósito de sucata que ajuda dois amigos aventureiros a a recuperar um balão a gás. Agora, o filme fora financiado e estava pronto para começar. Em Olly Olly Oxen Free ela dispensou o double que faria as cenas no balão porque achou que não parecia com ela. Kate ficou encantada com o filme, mas como não tinham dinheiro para distribuição, ele passou em poucas partes e despertou pouca atenção, ficando conhecido como o filme perdido de Kate.
No ano seguinte, Cukor queria fazer um filme para televisão e chamou Kate para participar. The Corn is Green foi filmado no País de Gales e ela ajudou Cukor com as locações e o elenco. A história fora interpretada antes por Ethel Barrymore no teatro e Bette Davis no cinema. Conta a história de uma professora que luta para educar as crianças do local, que desde cedo são obrigadas a trabalhar nas minas. Ela fez questão de descer pessoalmente a uma mina. Achou a experiência chocante e emocionante. Foi, também, o último filme que fez com Cukor, em um total de 10. Na época, Cukor vendeu a propriedade e Kate teve que sair do Bangalô. Foi uma perda.
Kate e Cukor em The Corn is Green |
Com a morte de John Wayne em 1979, muitos consideravam que só existiam duas estrelas de primeira grandeza vivas daquela época: Kate e Henry Fonda. Eles nunca haviam trabalhado juntos. Aliás, não se conheciam! Isso foi resolvido com On Golden Pond. No primeiro dia de filmagem, Kate presenteou Fonda com um chapéu de Tracy. O filme foi um estrondoso sucesso, levando 10 vitórias e 21 nomeações.
Depois do filme, Kate decidiu participar da peça West Side Walt. Apresentou-se 3 meses para casas lotadas. Ela estava planejando outro filme, mas bateu o carro contra um poste e quase perdeu o pé. Esse acidente fe com que ficasse 8 meses afastada.
Quando voltou, porsseguiu com o projeto pelo qual estava interessada, The Ultimate Solution of Grace Quigley, uma comédia que traz como tema a eutanásia.
Katharine Hepburn morreu a 29 de Junho de 2003, com 96 anos, às 14:30 horas(horário local) em sua propriedade em Fenwick, Old Saybrook.
As luzes dos teatros da broadway se mantiveram apagadas durante uma hora em sua homenagem, coisa que nunca tinha sido feito antes. Realmente, uma mulher fabulosa.
Fonte: A Remarkable Woman - Anne Edwards
As luzes dos teatros da broadway se mantiveram apagadas durante uma hora em sua homenagem, coisa que nunca tinha sido feito antes. Realmente, uma mulher fabulosa.
Fonte: A Remarkable Woman - Anne Edwards
Amei ler tudo sobre minha Kate amiga, beijos .
ResponderExcluir