terça-feira

I - James Stewart - Inicio da Carreira



James Maitland Stewart nasceu dia 20 de maio de 1908 em Indiana, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Sua história se confunde com a própria história do cinema.

O começo de sua carreira em Hollywood, ao lado do amigo Henry Fonda, com quem dividia um dormitório, e da ex-namorada e amiga Margareth Sullavan, todos vindos da Brodway, não foi fácil. Mas o fato de ter os dois amigos tão próximos no começo da carreira ajudou-o a superar sua natural timidez, sendo contratado pela MGM. Estreou aos 26 anos de idade no obscuro curta-metragem Art Trouble em 1934. A seguir participou ao lado do grande Spencer Tracy de Entre a Honra e a Lei (The Murder Man) em 1935. Essa primeira gravação numa cena de uma grande produção foi descrita por ele como o pior momento de sua vida, de tão abalado que ficou diante das câmeras e holofotes. Mas já em 1936 obteve seu primeiro papel marcante na segunda e mais famosa versão do musical Rosie Marie. Baseado na popular opereta homônima, conhecida como a primeira a ter um homicídio como tema central, o filme foi um dos grandes sucessos da dupla Jeanette Macdonald e Nelson Eddy, o mais famoso par romântico do gênero na década de 30. Jimmy Stewart, fazendo o irmão da protagonista, desempenha um papel pequeno, porém chave para o desenrolar de toda a trama. Curiosamente ele aparece mais tempo ilustrando cartazes de Procura-se do que propriamente atuando, mas bastou uma única sequência pra roubar a cena no filme, expressando toda a sensibilidade que depois ficaria famosa e caindo nas graças dos chefões da MGM. Nessa época viveu um breve romance com Ginger Rogers, o famoso par de Fred Astaire nas telas.

Next Time We Love

Graças a Margareth Sullavan, estrelou com ela e Ray Milland o melodrama romântico Amemos Outra Vez (Next Time We Love), baseado numa idéia original de Preston Sturges e um dos primeiros a retratar os conflitos de um casal após as núpcias. O filme sofreu críticas por ser exagerado no melodrama, mas foi durante os ensaios para a filmagem com Sullavan que Jimmy perdeu o medo das câmeras. Aliás, o então marido de Margareth, Lelan Hayward, se tornou seu agente na mesma época. Já em Ciúmes (Wife vs. secretary), estrelado por Clark Gable e Mirna Loy, Stewart faz o namorado da outra ponta do triângulo amoroso principal do filme, interpretada por Jean Harlow. Foi sua primeira colaboração com o diretor Clarence Brown, que declararia que a cena aonde Jimmy espera pela namorada num táxi fora "um dos mais notáveis exemplos de representação sutil e emotiva que o cinema apresentara". Marcou presença representando um rapaz simplório em Garota do Interior (Small Town Girl), de William Wellman, onde contracenava com Janet Gaynor e que até hoje é um filme muito copiado em comédias românticas de Hollywood sobre moças ingênuas do campo que se apaixonam por jovens experientes da cidade, mas nunca mais houve um "ingênua" tão esperta como Gaynor. Como protagonista em Volante Ciclone/ No Limite da Velocidade (Speed) foi piloto de corridas. Ao lado de Joan Crawford teve outra grande atuação num pequeno papel em Mulher Sublime (The Gorgeous Hussy).

Born to Dance

Estrelou com Eleanor Powell o musical de grande sucesso Nasci Para Dançar/Nasci Para Bailar (Born to Dance), que pode ser considerado o primeiro marco em sua carreira, demonstrando grande química com Powell e dando conta do recado cantando e dançando ao lado dela, uma das maiores sapateadoras do mundo. Também se tornou célebre a passagem em que ingenuamente ele pediu a Cole Poter para cantar mais devagar. Aliás, as músicas de Cole Poter foram outra razão do sucesso do filme. Ainda em 1936 participou de A Comédia dos Acusados (After The Thin Man), sequência de A Ceia dos Acusados (The Thin Man), comédias policiais baseada nas histórias do grande escritor Dashiell Hammett e que anos mais tarde serviram de inspiração para a criação do seriado de tv Casal 20.

A MGM ainda não sabia bem o que fazer com ele e o jogava pra tudo que é lado, inclusive dentro do sistema de empréstimos entre os estúdios, o que possibilitou trabalhar com vários atores e cineastas. Porém, diferente de outros astros do estúdio como Judy Garland (que tinha que lidar com seus próprios demônios internos e externos) e Nelson Eddy (que era sabotado descaradamente dentro do estúdio), Stewart com seu jeito tranquilo nunca teve problemas com os superiores e sempre se compenetrava a realizar o melhor trabalho, não importava em qual gênero, daí sua versatilidade natural, que a princípio fazia acreditar que devia haver uns dois ou três atores chamados James Stewart... e realmente havia, pois esse é o verdadeiro nome do ator Stewart Granger, astro de Scaramouche, que adotou esse nome quando ingressou na Sétima Arte, para não ser confundido com o xará consagrado.

Em 1937 teve uma comovente interpretação na refilmagem do clássico do cinema mudo Sétimo Céu (Seventh Haven). Sob a direção de Henry King, a partir da obra-prima original de Frank Borzage, com quem Jimmy trabalharia anos depois, a história narra o difícil romance entre dois marginalizados, Stewart e Simone Simon (a futura Mulher- Pantera dos clássicos de terror da RKO), que encontram um sentido pra suas vidas ao morarem juntos no sétimo andar de um cortiço, até a guerra vir acabar com suas ilusões. James Stewart se confirma neste belo melodrama como grande ator dramático e cheio de nuances, que ainda levariam uns anos para serem devidamente exploradas. Participou de O Último Gângster (The Last Gangster), ao lado do gângster por excelência, Edward G. Robinson, como um repórter que se envolve com a ex-mulher e o filho do dito cujo. Após isso brilhou junto com Robert Young e Lionel Barrymore em Juventude Valente (Navy blue and gold), do diretor Sam Wood, em que três jovens se tornam grandes amigos ao cursarem a Academia Naval Americana em Annapolis, mas entram em atrito quando dois deles se apaixonam pela irmã do terceiro e uma infame acusação põe em xeque a honra e amizade do grupo. Foi assistindo este filme que se revelou para o diretor Frank Capra o melhor tipo papel de Stewart, e que depois o próprio Capra se encarregaria de revelar ao mundo a partir do ano seguinte: o herói simples.

Mas 1938 começou com outra elogiadíssima interpretação no clássico Ingratidão (Of Human Hearts), estrelada com Walter Huston. Novamente sob a batuta de Clarence Brown, Jimmy faz o papel do filho de um ministro da fé, Huston, que entra em conflito com o pai ao querer ajudar as pessoas no plano terreno como médico. Roubam a cena Beulah Bondi, como a mãe pega em meio à tensão familiar que se sacrifica pelo filho, quando a chegada da Guerra Civil muda o rumo dos acontecimentos e John Carradine, em uma das mais perfeitas representações do presidente Abrahan Lincoln. Vale destacar que na vida real Stewart havia enfrentado o pai, um humilde barbeiro de Indiana, ao largar a faculdade de arquitetura em Princeton para ingressar no teatro e mesmo nessa época que começava a fazer sucesso em Hollywood, o pai sempre o chamava de volta para se casar com uma moça da região e constituir família. Mas ele ficou e teve um intenso romance com Norma Shearer, simplesmenta a viúva do chefão da MGM, Irving Thalbert, e "Rainha de Hollywood". Romance devidamente "documentado" pelos jornais em 1938 e tão fugaz quanto tumultuado.

Jimmy e Norma Shearer

Reencontrou Ginger Rogers em Que Papai Não Saiba (Vivacious lady), de George Stevens, que começou a ser filmada no ano anterior, mas devido a uma doença de Jimmy fora interrompido, sendo retomado depois com mudanças de parte do elenco, mas mantendo Stewart no papel principal. Este foi um grande acerto, pois esta comédia rasgada sobre um respeitado professor universitário que vai buscar o primo boêmio e volta tendo que contar aos pais que ele próprio se casou com uma cantora de cabaré fez muito sucesso, revelando toda a veia cômica e romântica de Stewart e Rogers numa screwball comedie com bastante sugestão sexual pra época e que faz rir até hoje. Depois foi a vez de seu segundo par romântico com Margareth Sullavan na terceira versão de O Último Beijo (The Shopworn Angel), em que ele vive um soldado prestes a ir para Primeira Guerra Mundial que pede a uma egoísta atriz vivida por ela, para se passar por sua noiva para seus companheiros, mesmo ela estando comprometida com um playboy (Walter Pidgeon). Mais uma vez o filme não fez juz a química do casal em cena.

Créditos: Aqui

2 comentários:

  1. Adoro James com Margaret Sullavan, uma das minhas atrizes favoritas.
    No filme com Ginger Rogers também está maravilhoso.
    Mas meu filme preferido:
    DO MUNDO NADA SE LEVA-
    ESTE É imperdível, um elenco de primeira, com atuações maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Siby... Eu apaixonei pelo Jimmy com A Mulher Faz o Homem mas preciso confessar que a emoção que sinto ao ver A Felicidade Não se Compra é incrível.

    ResponderExcluir