Kate interpretando Tess de "A Mulher do Dia" no rádio - 1943 |
Após o término das filmagens de "A Mulher do Dia", o objetivo de Kate era manter Tracy longe da bebida e dos amigos beberrões entre eles Clark Gable. Gable e Spencer eram amigos há anos e quando a mulher de Clark morreu em um acidente de avião, ele se alistou na força aérea. Spencer entrou em depressão.
Kate foi chamada para protagonizar a peça Without Love (Sem Amor). Não conseguiu uma colocação para Spencer Tracy por causa de seus problemas com a bebida. Mesmo assim, ela convenceu Tracy a acompanhá-la. O problema é que a co-estrela de Kate, Elliot Nugent, acabou se mostrando tão beberrão quanto Spencer. Kate precisava vigiá-los o tempo inteiro e também livrar-se da imprensa para que não soubessem que Tracy estava viajando com o grupo.
Without Love |
Kate voltou para Hollywood para estrelar o filme Keeper of the Flame (Fogo Sagrado) com Spencer Tracy. A atriz alugou uma casa em Malibu e cuidava o tempo inteiro de Spencer. Era mulher, secretária, enfermeira, cozinheira, motista, companheira. Ela concentrava todo o esforço em encontrar roteiros em que os dois pudessem trabalhar juntos. Fizeram, entre 1942 e 1950, 6 filmes juntos.
Nessa época a guerra havia mudado bastante a indústria da cinema. Agora o filme só dependia da renda do próprio país. Os militares queriam ver pin-ups. Kate não se enquadrava nessa categoria, então continuou cuidando de Tracy, envolveu-se na venda de bônus para a guerra, fez mais algumas apresentações em Without Love e foi para a casa do pai.
O problema é que ela não ficava a vontade com Tracy tão longe. Então tentou fazer com que a Metro filmasse a peça Mourning Becomes Electra, mas Mayer considerava o roteiro muito provocante, sexual. Kate foi a jornais fazer campanha pela produção, mas o chefão da Metro não quis discutir o assunto.
Berman procurou-a para que estrelasse a adaptação de Dragon Seed (A Estirpe do Dragão) e Kate se interessou. A pressão seria terrível, pois o filme custaria 3 milhões de dólares. O filme foi um sucesso de bilheteria.
Kate conseguiu convencer Mayer a comprar "Sem Amor" como um veículo para ela e Tracy e as filmagens foram ótimas. Spencer havia largado a bebida. Temporariamente.
Without Love no cinema. |
Após esse filme, ambos ficaram afastados do cinema quase 1 ano. Tracy sofrendo com problemas estomacais e Kate cuidando dele. Quando voltaram, fizeram o filme Mar Verde, sobre o conflito entre os latifundiários que queriam monopolizar grandes extensões de terra pastagens e pequenos proprietários que queriam utilizá-la para lavoura. O filme teve vários problemas e atritos e, para piorar, Mar Verde, que deveria se passar na cidade do Novo México não tinha nenhuma filmagem no exterior. n inguém sabia o que fazer com o filme pronto até que Mayer resolveu arquivá-lo.
Foi quando Berman madou para ela o roteiro de Undercurrent, (Correntes Ocultas) a ser dirigido por Vicente Minelli. Ela teve vários conflitos com o diretor e o ator principal, Mitchum. Acabou tornando-se amiga de Minelli, então casado com Judy Garland. Percebendo o estado de desequilibrio de Judy, Kate fazia tudo para ajudar, inclusive facilitando a vida de Minelli no SET.
Em 1946, Kate fez Sonata de Amor, mas não recebeu boa críticas.
No Set de Undercurrent |
Nessa época, Frank Capra ofereceu a Tracy o papel de um político em State Of The Union, uma adaptação de peça que havia ganhado o Pulitzer, ele aceitou com entusiasmo. Claudette Colbert ia interpretar a esposa e desistiu, então Tracy sugeriu Kate que aceitou na hora.
Kate não gostava de Adolphe Menjou, que estava no elenco, e não confiava nele após ele ter testemunhado no Comitê da Câmara para Atividades Antiamericanas. Ela só se dirigia a ele em cena. No geral, o filme não funcional tão bem quanto no teatro mas marcou Kate e Tracy como uma dupla.
O próximo filme que fizeram juntos foi "A Costela de Adão", dirigido por Cukor e filmado em Nova Iorque, o que dava mais privacidade aos dois. Algum tempo depois Tracy foi filmar Malaia.
O relacionamento deles passava por um momento difícil, pois Spencer voltara a beber e respondia às interferências de Kate com hostilidade. Quando Malaia terminou, estavam praticamente separados.
Lawrence Langner, do Theatre Guild queria que ela representasse Rosalinda em As You Like It (Como Quiseres), de Shakespeare. Ela ficou apreensiva em interpretar uma jovem que se vestia de homem (lembrando da catástrofe que foi Vivendo em Dúvida), mas aceitou. Spencer telefonava várias vezes ao dia e eles acabaram se reconciliando. A peça foi um sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário