quarta-feira

XI - Katharine Hepburn - Abnegação


Quando Kate concordou em fazer Suddenly, Last Summer, de Tennessee Williams, ela pensou que o filme seria rodado em Hollywood. Spencer estava com enfisema e ela não queria se afastar dele. Quando soube que o filme seria rodado na Inglaterra por causa do baixo custo, ela pensou em desistir mas decidiu cumprir o contrato.

Kate e o diretor Joe Mankiewicz haviam se dado bem nos dois trabalhos anteriores, mas quando Joe foi vê-la no camarim de "Como Quiseres" e retratou a cena que viu (Kate conversando com todos com creme de beleza no rosto) no filme "A Malvada", Kate achou que foi uma invasão de privacidade e desde então vinha evitando o diretor.

O choque entre os dois começou desde o primeiro dia. Eles discordavam sobre a forma que Kate deveria interpretar, mas o grande problema do diretor era Montgomery Clift, que bebia e se drogava para livrar-se da dor após ter sofrido um acidente em 1957, e Elizabeth Taylor, por quem estava apaixonado.

Suddenly, Last Summer

Kate assumiu uma postura protetora com Clift e ficava muito incomodada com as dificuldades que ele estava tendo durante as filmagens. As brigas com o diretor continuavam. Não concordavam com a forma de interpretar nem com a forma de fotografar. A idéia era fazer Kate repentinamente parecer velha, após todos descobrirem o que houve com o filho e ela não gostou nada.

Quando Mankiewicz declarou que terminara o filme, Kate aproximou-se e perguntou: "Tem certeza absoluta que não precisa mais dos meus serviços?" e quando o diretor confirmou, ela, diante de toda equipe, cuspiu no olho dele. Depois deu meia volta, entrou no escritório de Sam Spiegel e fez exatamente a mesma coisa.
Dizem que Kate jamais viu o filme, que foi um tremendo sucesso de crítica e público e lhe rendeu outra indicação ao Oscar.


De 1959 a 1962, exceto por algumas aparições no teatro, Kate dedicou-se a Spencer. Quando ele foi filmar o Julgamento de Nuremberg na Alemanha, ela foi junto. Quando voltaram para Hollywood, Ely Landau ofereceu a Kate um papel no filme Long Day's Journey into Night. Ela se interessou mas não queria separar-se de Tracy, que recusou um papel no mesmo filme. Por insistência dele, Kate aceitou.

O filme tinha baixo orçamento e a jornada era cansativa. O papel de Kate exigia que ela se arrastasse pelo chão, descabelada e sem maquiagem e foi gratificante para ela. Apesar de ter perdido o Oscar, ganhou ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de cinema de Cannes. As críticas foram maravilhosas, mas a vida pessoal estava em frangalhos.

Spencer, enquanto Kate filmava, teve um ataque de enfisema e seu pai estava seriamente doente. Em 20 de Novembro o Dr. Hepburn faleceu. Após o sucesso do filme que acabara de filmar, Kate trocou os anos posteriores, que prometiam muitos projetos após o sucesso de Longa Jornada dentro da Noite, por anos em que se dedicaria totalmente a Tracy. 5 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário